EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

17ª Semana do Orgulho de Ser terá programação com palestras, ações de cidadania e shows gratuitos

Compartilhar

Com o tema “Fé na vida, fé no que virá”, o Grupo Matizes divulga, nesta sexta-feira (11), as ações e atividades previstas para a 17ª edição da Semana do Orgulho de Ser, que inicia no dia 28 de agosto e vai até o dia 3 de setembro. As atividades promovidas ocorrerão de forma gratuita em diferentes locais de Teresina, encerrando com a 21ª edição da Parada da Diversidade.

A Conferência de Abertura está prevista para acontecer no Auditório da Defensoria Pública do Piauí, com a participação da professora Letícia Carolina Nascimento, primeira mulher trans a integrar o quadro docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A vice-coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, destaca que haverá palestras, rodas de conversa, lançamentos de livros, exibição de filmes e também prestação de serviços para a população LGBTQIA+ de Teresina. “Por meio de parcerias com a Defensoria Pública e Justiça Itinerante, teremos um mutirão de alteração de nome e gênero de pessoas trans, bem como um esforço concentrado para atendimento de LGBTQIA+ já assistidos pela Defensoria Pública ou que precisem demandar essa instituição’, pontua Marinalva Santana,

A Semana do Orgulho também receberá o ex-deputado Jean Wyllys e a filósofa Marcia Tiburi, que participarão de uma roda de conversa intitulada “O que não se pode dizer: não há democracia sem diversidade”, no Theatro 4 de Setembro. Durante a ocasião será lançado o livro “O que não se pode dizer – experiências do exílio”, de autoria dos palestrantes.

Outros destaques da programação são o Workshop “Políticas Públicas de Segurança Pública para a população LGBTQIA+’ e a palestra “Sistema de Justiça e direitos da população LGBTQIA”, ministrada pelo Juiz Mário Soares, do Tribunal de Justiça da Bahia. “Durante o Workshop, a Secretaria de Segurança (SSP) lançará o Protocolo de Atendimento Cidadão, normatizando o atendimento padrão para a população LGBTQIA+”, complementa Marinalva Santana.

Confira a programação completa AQUI: