EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Quem Somos

Compartilhar

O Grupo Matizes é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 18 de maio de 2002, cuja missão é a defesa dos direitos humanos, com ênfase na defesa de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT+). Reconhecida entidade de utilidade pública pela Lei Estadual Nº 5811/2008, possui assento nos Conselhos Estadual de Direitos Humanos, nos Conselhos Estadual e Municipal LGBT e no Fórum Municipal de Educação. É filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos e ao Fórum de Ong’s/AIDS do Piauí. 

Desde 2002, o Matizes realiza a Parada da Diversidade, maior evento de rua organizado por uma entidade da sociedade civil em Teresina. Outro evento importante que organiza anualmente é a Semana do Orgulho de Ser, um importante espaço de formação e atualização para servidores públicos, estudantes, professores e outras pessoas interessadas no tema dos direitos de pessoas LGBT+. 

Em 20 anos de atuação, o Grupo Matizes tem se articulado em rede para viabilizar importantes eventos para discussão de temas ligados aos direitos humanos, dentre eles: I) Seminário Piauiense sobre Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Religião (em parceria com Católicas pelo Direito de Decidir); II) Encontro Nordestino de Lésbicas e Mulheres Bissexuais, em 2005 (em parceria com a Liga Brasileira de Lésbicas); III) Encontro Piauiense de Lésbicas Negras, em 2011 (em parceria com CANDACE e Liga Brasileira de Lésbicas); IV) Encontro Piauiense de Lésbicas e Mulheres Bissexuais e V) 1º Colóquio sobre Atenção Integral a Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, em 2014 (em parceria com o Núcleo Corpo e Sexualidade e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde da Mulher da Universidade Estadual do Piauí). 

Em 2016, o Matizes foi uma das entidades organizadoras do 9º Seminário Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais, realizado em Teresina, de 09 a 12 de junho desse ano.

O Grupo teve também suas ações apoiadas por diversos financiadores de projetos. Citam-se alguns projetos executados: 1) Direitos Humanos na Berlinda (financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos); 2) Direitos Humanos: tô dentro! (financiamento da Secretaria Estadual de Saúde); 3) Fala, preta (financiamento da CESE/SOS Corpo e União Europeia); 4) Nas trilhas do Direito para a conquista da cidadania e Tecendo Direitos, costurando cidadania (financiamento do Ministério da Saúde); 5) Direitos por inteiro e não pela metade (financiamento da Brazil Foundation); 6) A gente quer viver pleno direito (financiamento do Fundo Posithivo); e 7) A liberdade é lilás (financiamento do Tribunal de Justiça do Piauí).

A atuação do Grupo Matizes tem sido reconhecida através de algumas premiações: 1. Prêmio Estadual de Direitos Humanos, em 2005 (concedido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos); 2. Prêmio Estadual de Inclusão Social, em 2012 (concedido pelo Sistema Meio Norte de Comunicação); 3. Medalha do Mérito Legislativo, em 2014 (concedida pela Assembleia Legislativa do Piauí); e 4. Menção honrosa pela atuação na Defesa dos Direitos Humanos, em 2015 (concedida pela Universidade Estadual do Piauí).

Atualmente, a diretoria colegiada do Grupo Matizes é composta pelos seguintes membros: Maria José Ventura (Coordenadora Geral), Marinalva Santana (2ª Coordenadora Geral), Roger Marinho Castelo Branco (Coordenador de Finanças), Herbert Medeiros (Coordenador de Comunicação) e Carmen Lúcia Ribeiro (Coordenadora de Assuntos Institucionais).