O Grupo Matizes é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 18 de maio de 2002, cuja missão principal é a defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT+). É filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos e ao Fórum de ONGs/AIDS do Piauí. Reconhecido como entidade de utilidade pública pela Lei Estadual nº 5811, de 27 de novembro de 2008. Atualmente, integra os seguintes órgãos colegiados: Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Conselho Estadual de Direitos de LGBT, Conselho Municipal de Direitos de LGBT e o Fórum Municipal de Educação.
O Matizes é signatário de algumas representações de repercussão geral,
a saber:
1. Junto ao Ministério Público Estadual: – Pedido de Providência, no sentido de garantir o serviço de aborto legal na rede pública de saúde; – Representação solicitando a retirada de símbolos religiosos de órgãos públicos;
2. Junto ao Ministério Público Federal: Representação solicitando adoção de providências, com o fito de cessar os efeitos da Resolução da ANVISA que proíbe homens gays e bissexuais de doarem sangue; 2) solicitando adoção das “medidas necessárias, com o fito de assegurar o direito de inclusão de companheiro(a) homoafetivo como dependente para fins de Imposto de Renda”.
Ao longo de 19 anos de atuação, a entidade proponente realizou, em parceria com outras entidades, diversos eventos: Seminário Piauiense sobre Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Religião; Encontro Nordestino de Lésbicas e Mulheres Bissexuais; Encontro Piauiense de Lésbicas Negras; Encontro Piauiense de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (04 edições); Seminário
Direitos Humanos e Diversidades; 1º Colóquio sobre Atenção Integral à Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais; Encontro Teresinense de Lésbicas e Mulheres Bissexuais. O Matizes é também responsável pela realização de todas as 18 edições da Parada da Diversidade de Teresina.
Algumas premiações pelo reconhecimento da atuação do Matizes:
1. Prêmio Estadual de Direitos Humanos, em 2005 (concedido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos); 2. Prêmio Estadual de Inclusão Social em 2012 (concedido pelo Sistema Meio Norte de Comunicação); 3. Medalha do Mérito Legislativo, em 2014 (concedida pela Assembleia Legislativa do Piauí); 4. Menção honrosa pela atuação na Defesa dos Direitos Humanos, em 2015 (concedida pela Universidade Estadual do Piauí).