EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

21ª Parada da Diversidade reúne multidão ao som de Duda Beat

Compartilhar

A 21ª Parada da Diversidade de Teresina, realizada no último domingo, 3 de setembro, arrastou uma multidão da Av. Raul Lopes até o estacionamento da Ponte Estaiada. Com shows de atrações locais e encerramento com a cantora Duda Beat, a Parada da Diversidade de 2023 reuniu pessoas de diversos municípios para celebrar o amor, o respeito às diferenças e a inclusão.

O tradicional percurso, promovido antes do início dos shows, começou com uma apresentação da Banda Fanfarra, da escola Modestina Bezerra. Na ala da frente, os cadeirantes abriram o desfile e também contaram com um setor exclusivo, próximo ao palco das apresentações, com rampa para assistir aos shows gratuitos.

A vice-coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, pontua o fortalecimento do debate público em torno das causas da população LGBTQIA+ por meio da Parada da Diversidade. “Todos os anos nós trazemos as nossas bandeiras para que sejam ouvidas e celebradas. Muito mais que apenas uma festa, a Parada da Diversidade é um momento de reflexão para todos e todas que desejam lutar por melhorias para a população LGBTQIAPN+ e desejam o fim de qualquer tipo de descriminação. Nós saímos às ruas para dizer que existimos e merecemos respeito, dignidade, cidadania”, defende Marinalva.

Todos os anos o Grupo Matizes escolhe uma figura que atue de maneira relevante para o movimento LGBTQIAPN+ e a homenageia com o nome do palco principal da Parada. Este ano, a homenageada foi Kátia Tapety, a primeira mulher transexual a se eleger para um cargo político no Brasil. Natural de Oeiras, ainda em 1992, Kátia foi eleita como vereadora e desde então tornou-se uma referência para a política e para o movimento LGBTQIA+.
Presente também em outras ações da 17ª Semana do Orgulho de Ser, Kátia agradeceu a homenagem do Grupo Matizes.”Gostaria de agradecer ao Matizes pelo reconhecimento do trabalho feito por mim em todos os anos atuando como vereadora”, disse.

Após as homenagens e apresentações locais, o show da cantora Duda Beat foi responsável pela comoção no final da noite. Duda cantou músicas dos seus dois álbuns e, ao final do show agradeceu a oportunidade e o carinho da multidão.

A 21ª Parada da Diversidade encerrou a 17ª edição da Semana do Orgulho de Ser, que aconteceu de 28 de agosto a 3 de setembro com o tema “Fé na vida, fé no que virá”. A Parada da Diversidade faz parte do calendário oficial de eventos de Teresina, por meio da Lei Municipal nº 4158/2011.