EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Após 17 anos de atraso, Disque-Denúncia para população LGBTQIA+ deve ser instalado no Piauí

Compartilhar

 

O Grupo Matizes, por meio da sua vice-coordenadora, Marinalva Santana, participou de reunião ocorrida nesta segunda-feira (15), na Secretaria de Segurança Pública. Em discussão, foram pautadas ações de enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+ do estado. A reunião contou com as presenças do deputado estadual Fábio Novo (PT), do secretário de Segurança Chico Lucas, do comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Cel. Scheiwann Lopes, da diretora de Defesa Social da SSP-PI, Cel. Elizete Lima e da suplente da Gerência de Proteção aos Grupos Vulneráveis da SSP-PI, Paula Moura.

Além disso, o Grupo Matizes solicitou a implementação de medidas como o cumprimento do cronograma de ações previstas no Protocolo Cidadão de produção de dados de violência contra LGBTQIA+; a participação da Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Repressão às Condutos Discriminatórias na apuração de homicídios ou feminicídios com indícios de motivação LGBTfóbica e a reinstalação do Grupo de Trabalho (GT) de segurança pública, desativado há alguns anos, para discutir e propor ações de enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+ do Piauí.

O secretário Chico Lucas assumiu o compromisso de reinstalar o GT de Segurança Pública, acrescentando que encaminhará ofício ao Conselho Estadual LGBT solicitando a indicação de cinco representantes da sociedade civil para integrar esse Grupo de Trabalho.

Ao final da reunião, foi informado pelo secretário Chico Lucas que a instalação do Disque-Denúncia será no dia 25 de maio. Anunciou ainda que, nos próximos meses, terá início a formação dos servidores da segurança pública, voltada para a temática LGBTQIA+.

Também foi acordada a destinação de uma emenda estadual, pelo deputado Fábio Novo, para custear as despesas do Centro de Referência LGBTQIA+, que, após reforma do prédio, deverá funcionar na Rua Coelho de Resende, número 781, Centro/Norte.

Para Marinalva Santana, a reunião foi bastante proveitosa, pois muitas demandas que estavam reprimidas na área de segurança pública avançaram. “Nós louvamos a iniciativa do secretário Chico Lucas, de ouvir a sociedade civil e prontamente atender às nossas reivindicações. Ficaremos vigilantes para que tudo que foi pactuado se torne realidade”, finaliza Marinalva.