EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Grupo Matizes é destaque na 17ª Primavera dos Museus

Compartilhar

O Grupo Matizes está participando da 17ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que iniciou nesta terça-feira (19) e ocorrerá até o dia 7 de outubro, no Museu do Piauí. Neste ano, o evento aborda o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBTQIA+, quilombolas e indígenas” e tem a finalidade de destacar o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.

A vice-coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, pontua sobre a importância do reconhecimento para as pautas LGBTQIA+. “É muito importante para o Matizes ter o trabalho de anos sendo reconhecido e celebrado por todos. Muito mais do que celebrar o nosso trabalho, é de luta e de reivindicação de espaços”, diz

Com curadoria da professora e coordenadora do programa educativo do Museu do Piauí, Elaini Pacheco, a Mostra reúne notícias, cartazes, fotografias, livros e atividades interativas focadas nas 17 edições da Semana do Orgulho de Ser e conquistas do coletivo.

“A Mostra do Matizes traz um panorama de toda a luta na história do Piauí. Focamos nas 17 Semanas do Orgulho de Ser, evento enraizado no cenário teresinense. Um acontecimento político, educativo e festivo, alicerçado pelo trabalho de mais de 20 anos do grupo MATIZES, uma organização social voltada para a conscientização sobre as específicas questões ligadas aos que fazem parte da sigla LGBTQIAPN+”, comenta a curadora Elaini Pacheco.

O Museu também está recebendo outras mostras que abordam temas ligados às populações indígenas, quilombolas e LGBTQIA+, além de uma programação integrada com a Primavera dos Museus que promoverá mesas redondas e ações interativas. “Nesta 17ª edição da Primavera dos Museus, o Museu do Piauí recebe esta exposição do Matizes; nós abrimos as portas para que todos do movimento LGBTQIA+ se apropriem do Museu do Piauí”, finaliza Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí.