EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Matizes participa de reunião para discutir a alteração de prenome e gênero de pessosa trans

Compartilhar

O Matizes, o Coletivo 086 e a ong Mães da Resistência participaram, nesta terça-feira (4), de uma reunião com a Defensoria Pública do Estado do Piauí e representantes da equipe da Justiça Itinerante. Durante a reunião, as organizações da sociedade civil solicitaram ao TJ/PI e à Defensoria Pública a realização de um mutirão de alteração do prenome e gênero no registro civil de pessoas trans.

A juíza em exercício da Justiça Itinerante, Lucicleide Pereira Belo, destacou a importância de discutir o assunto e como é fundamental o trabalho da Justiça na contribuição para a garantia dos direitos das minorias, “Além de atender a um anseio da comunidade trans, projetos como esse contribuem para o fortalecimento da cidadania e o combate à discriminação”, disse a magistrada.

Já a defensora pública Patrícia Monte ressaltou a necessidade de os órgãos públicos reafirmarem o seu comprometimento em continuar avançando na garantia dos direitos das pessoas trans, abrindo caminhos para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

A superintendente da Justiça Itinerante do TJPI, Vanessa Brandão, destaca que a parceria soma esforços no avanço da luta pela igualdade de gênero e reconhecimento da identidade de gênero. “O Judiciário está atento às demandas da comunidade transgênero, buscando garantir a dignidade e o respeito a todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero. Iniciar as discussões acerca de um mutirão que envolva também esses casos é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou Vanessa Brandão.