EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Primeiro Festival Multicultural Contra a LGBTQIAfobia celebra a diversidade e reforça luta contra o preconceito

Compartilhar

Nesse sábado (20), o Grupo Matizes promoveu o primeiro Festival Multicultural Contra a LGBTQIfobia. O evento ocupou a Rua 24 de Janeiro, no trecho entre as ruas Tiradentes e Jônatas Batista.

Durante o festival, a Rua 24 de Janeiro ganhou vida com cores vibrantes, música contagiante e performances artísticas. Foi um momento de celebração da diversidade, passando a mensagem de que todas as orientações sexuais e identidades de gênero devem ser respeitadas e valorizadas.

A vice-coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, destacou a importância do festival, tanto na mensagem anti-LGBTQIAfobia quanto na pauta social.

“Esse primeiro festival multicultural que estamos realizando tem como objetivo principal reforçar a mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, que foi no dia 17 de maio. É um movimento de luta por igualdade de direitos, mas além disso, o festival também tem uma preocupação com a geração de renda, por isso nós organizamos a feirinha, onde temos vários LGBTs que expuseram seus produtos”, comenta Marinalva.

Na opinião da vice-coordenadora, a luta contra as opressões deve ser conjunta, com todos os grupos socialmente inferiorizados.

“Nós compreendemos que a luta contra as opressões precisa da união, da junção de força, e aqui temos vários trabalhadores que estão tentando garantir a sua renda. Nós também fizemos parcerias com os sindicatos e associações de motoristas de aplicativo, para que eles pudessem estar dando destaque ao nosso evento, inclusive facilitando a locomoção das pessoas que quisessem participar”, diz Marinalva.

Mais do que um evento, o Festival Multicultural foi uma afirmação poderosa de que a LGBTQIAfobia não tem lugar em nossa sociedade, passando uma mensagem clara de que todos merecem respeito, dignidade e igualdade de oportunidades, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.