Nesta quarta-feira (12), primeiro dia de programação da 18ª Semana do Orgulho de Ser, ocorrerá o lançamento do livro “LGBTQIANP+: enlaçamentos”. Organizada pelos pesquisadores Solimar Oliveira Lima, Francisco de Oliveira Barros Junior e Marcos Antônio ngelo da Silva, a produção literária visa fortalecer o processo de conhecimento em torno das experiências dos sujeitos sociais LGBTQIANP+. O lançamento será às 16h, na Sala Socorro Lira (304-B) do CCHL-UFPI.
De acordo com Solimar Oliveira, o livro corresponde ao segundo volume de uma trilogia. Essa trilogia surge de uma produção realizada pelos pesquisadores na Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde a 1ª Semana da Diversidade. O primeiro volume foi intitulado “LGBTQIANP+: polifonias”.
Os textos abordam os resultados de pesquisas universitárias em diálogo com os movimentos sociais voltados para a livre expressão sexual, além de trazer a pluralidade das vivências da população LGBT dentro do ambiente acadêmico.
“Nosso trabalho é pautar, a partir do ambiente acadêmico e da produção escrita, um diálogo mais amplo com a sociedade em torno das nossas experiências dentro do conceito da produção científica nas mais diversas áreas do conhecimento”, afirma Solimar Oliveira.
Neste segundo volume, houve o diálogo e parceria com pesquisadores de outros estados, abrangendo outras perspectivas. O terceiro e último volume será lançado no próximo ano.
Organizada pelo Grupo Matizes, a 18ª Semana do Orgulho de Ser começa na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, com uma extensa programação para promover debates sobre direitos humanos, diversidade e conscientização acerca da causa LGBTQIA+. Serão quatro dias de atividades, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com palestras, exposições, oficinas, saraus, exposição fotográfica e lançamento de livro.
–
SERVIÇO:
Lançamento do livro LGBTQIAPN+: enlaçamentos
Data: 12 de junho (quarta-feira), 16h
Organizadores: Solimar Oliveira Lima, Francisco de Oliveira Barros Jr. e Marcos Antônio Ângelo da Silva
Sala Profª Socorro Lira – 340-B (CCHL/UFPI) – Responsáveis: Núcleo CorposTrans e Projeto Cajuína Sociológica